Cavaleiros de Bronze: Entrevista com o Supervisor de Efeitos Visuais do Live-Action de Saint Seiya

17 de jul. de 2023

Entrevista com o Supervisor de Efeitos Visuais do Live-Action de Saint Seiya

Serkan Zelzele, Supervisor de Efeitos Visuais da ReDefine, uma das empresas responsáveis pelos efeitos visuais do filme Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: O Começo, concedeu uma entrevista onde falou sobre o seu trabalho e de sua equipe na adaptação Live-Action da obra de Masami Kurumada. Confira um resumo abaixo: 

VFX - Live Action Saint Seiya

Serkan Zelzele conta que ficou muito animado quando ouviu que trabalharia na adaptação Live-Action de Saint Seiya, pois cresceu assistindo a animação clássica. Além disso, ele comenta que esse tipo de adaptação permite fazer algo diferente dos efeitos visuais fotorrealistas que está acostumado a trabalhar.

O supervisor de efeitos visuais fala que foi ótimo trabalhar com o Diretor Tomasz Bagiński, porque ele desafiou sua criatividade, e por já ter trabalhado com ilustração antes, Bagiński possui uma grande compreensão do que deve ser feito. Ele revela que o Diretor do Live-Action desenhou pessoalmente a maioria das cenas que seriam filmadas. Zelzele conta que a equipe ReDefine e Ron Simonson, o supervisor de efeitos visuais do lado do cliente, trabalharam muito duro para garantir os resultados alinhados com a visão de Tomasz e que se divertiram muito criando soluções criativas.

Perguntado sobre os desafios criativos que ele enfrentou durante este trabalho, Serkan Zelzele responde que o anime tem um tipo específico de energia em suas câmeras e por causa da estilização do gênero, você tem que criar o ambiente certo para isso e que acabaram fazendo muitas tomadas completas em CG.

Ele também conta que o momento mais memorável de seu trabalho no filme foi a cena "de impasse no armazém". Ele a descreve como única e desafiadora. O clímax louco do filme. Segundo o Supervisor, o espaço em que estavam fazendo os efeitos visuais era do tamanho de um salão de baile. Athena está constantemente liberando energia e destruindo tudo ao seu redor. O problema com isso é que eles não podiam destruir a mesma parede duas vezes. O espaço é pequeno e a sequência tem 11 minutos de duração. A questão era como eles poderiam criar algo que não parecesse repetitivo e ao mesmo tempo quebrar o que já está quebrado. Tiveram que pensar em soluções criativas e depois de apresentar algumas ideias ao diretor, puderam observar o sucesso da cena.




Zelzele agradece as equipes da ReDefine, pois sem estes funcionários não teriam conseguido entregar um show tão desafiador que exigiu uma abordagem criativa diferente. Ele também diz que Tomasz Bagiński agradeceu a todos e que ficou muito feliz com o trabalho.

Serkan Zelzele encerra a entrevista falando que quando se trabalha em uma adaptação de uma obra vinda da cultura japonesa com uma enorme base de fãs, é importante encontrar o meio-termo entre uma abordagem de Hollywood e uma abordagem japonesa dos anos 80. Ele considera que esse foi um desafio que o filme enfrentou no geral e também se refletiu nos efeitos visuais. Ele é a equipe estavam em dúvida sobre o nível de realismo que deveriam ser dado a alguns desses efeitos, quando os heróis têm esses poderes e precisam encontrar um meio-termo. 

Entrevista Completa: ReDefine

A ReDefine faz parte do Grupo DNEG e possui uma rede integrada de quatorze estúdios na América do Norte, Europa e Índia.


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