No dia 18 de janeiro, o jogo Saint Seiya: Lendas da Justiça foi lançado oficialmente no Japão, e, pelo menos nestes primeiros dias, o primeiro RPG Ocioso de Saint Seiya vem tendo um bom desempenho, tanto na questão dos downloads, quanto no faturamento com microtransações. E para falar sobre este sucesso, Zhang Yu,o CEO da empresa Wanda Cinemas Games, concedeu uma entrevista ao portal chinês Zaker, onde falou sobre o planejamento e as estratégias adotadas pela empresa para o lançamento ao redor do mundo.
Nos últimos anos, a Wanda Cinemas Games começou explorar novos mercados para o seus jogos, começando pela China Continental, depois seguindo Hong Kong, Taiwan, Europa, Américas, Sudeste Asiático, até finalmente a entrada no mercado japonês, com o lançamento de Lendas da Justiça no país. Com essa expansão, o foco atual da empresa é entender as leis de cada país onde estão lançando seus produtos. Zhang Yu também está muito confiante nos próximos passos Wanda Cinema Games, porque, na sua opinião, há muito espaço para melhorias se a empresa continuar seguindo a estratégia que ele definiu no início desta empreitada. Por exemplo, eles têm feito isso em nos mercados europeu e americano durante os últimos anos, e em 2023 os lucros duplicaram em relação ao ano anterior e estão longe de atingir o teto. O CEO acredita que:
"Enquanto você tiver boas propriedades intelectuais e bons jogos em mãos, nunca se preocupará em não conseguir vendê-los"
Planejamento a longo prazo
Apesar de parecer algo repentino, Zhang Yu conta que o lançamento do Lendas da Justiça no Japão está sendo planejado há quase dois anos.
"Começamos obtendo os direitos de distribuição na China Continental e, em seguida, na Europa, Américas e Sudeste Asiático, o tempo médio das tratativas foi de cerca de um mês para finalizar a cooperação, mas, mesmo com o sucesso dos mercados anteriores e a obtenção dos direitos de distribuição no mercado japonês, estamos falando de quase dois anos."
Ao contrário de outros mercados, quando os detentores dos direitos autorais tratam dos lançamentos de produtos no Japão, o nível de detalhe e a supervisão rigorosa exigida não estão no mesmo nível que em outras regiões. Ao mesmo tempo, é a primeira vez que os jogos da Wanda Cinemas são lançados no Japão, então praticamente eles tiveram que começar do zero. Felizmente, com o acúmulo de experiência de operar em vários outros mercados e o aprendizado em lidar com diferentes detentores de direitos autorais ao longo dos anos, deram a eles uma expertise em vários aspectos relevantes.
O primeiro destes aspectos é saber cooperar com os dententores dos direitos, no caso a Kurumada Productions, para poder ajustar o produto para que funcione para ambas as partes. Por Saint Seiya ser uma propriedade intelectcual antiga, Zhang Yu fala que ainda existem algumas dificulades extras:
"Por exemplo, o detentor dos direitos autorais exige que os dubladores originais sejam mantidos, o que é uma forma de respeitar a obra original, mas alguns dos primeiros dubladores não estão mais disponíveis para cooperação, então temos que reavaliar como mudar para um dublador adequado"
Portanto, criar produtos de propriedades intelectuais no mercado japonês é um projeto detalhado e de longo prazo, e não há atalhos nesse sentido, tudo depende de compreensão e experiência.
O segundo destes aspctos é saber formar uma equipe local qualificada. Por um lado, ao recrutar e empregar pessoas, a Wanda Cinemas Games se preocupou em identificar se estas pessoas realmente entendem sobre a propriedade intelectual em que trabalharão, por outro lado, para ser rigorosa e não cometer erros, a Wanda Cinema Games contratou uma equipe especial de advogados e uma equipe de localização no Japão para realizar uma análise de longo prazo do jogo em termos de legalidade e conformidade.
O último e mais importante dos aspectos do jogo é saber se aprofundar no conteúdo da propriedade intelectual para poder transformar o produto. Saint Seiya: Lendas of Justiça é o único produto licenciado publicado pela Wanda Cinema Games em que o detentor dos direitos autorais permite que a empresa crie seus próprios personagens. A razão para isso vem da confiança estabelecida por meio da cooperação de longo prazo, por um lado, e do profundo entendimento da propriedade intelectual, por outro.
“A razão pela qual criamos as versões Divinas das Armaduras dos Cavaleiros de Ouro não é porque simplesmente achamos elas bonitas e legais"
Zhang Yu explica o motivo da criação das mesmas:
"Quando os cinco Cavaleiros de Bronze desafiaram Hades, eles contaram com o sacrifício dos Cavaleiros de Ouro para destruir o Muro das Lamentações para que eles pudessem atravessá-ls e, naturalmente, os Cavaleiros de Ouro não puderam participar da Batalha Final. Embora suas almas tenham transportado as Armaduras de Ouro para o Elíseos, a Armadura de Ouro sem o sangue de Athena não conseguiu resistir a um único golpe do Deus da Morte. Cada um dos Cavaleiros de Ouro possui uma personalidade única e são os personagem favoritos dos jogadores, mas sua ausência na Batalha Final sempre é uma fonte de frustração para os fãs antigos."
Um propriedade intelectual antiga
Com quase dois anos de preparação e todos os tipos de validação no exterior, a questão mais crucial para a Wanda Cinema Games no lançamento de Saint Seiya: Lendas da Justiça, no Japão, foi, na verdade, como reativar essa propriedade intelectual clássica que estreou há 38 anos.
A influência de Saint Seiya no Japão ainda é significativa, por isso não há escassez de potenciais jogadores. No entanhanto, ao analisar o desempenho de outros jogos de Saint Seiya para celular nos anos anteriores, é possível notar que é difícil aproveitar esse grupo de antigos fãs, e por isso Zhang Yu explica que quando se trata de conteúdo:
"Você deve realmente entender o que os fãs desejam. Você verá que nossa principal referência visual não são os cinco Cavaleiros de Bronze protagonistas, mas os Cavaleiros deOuro. Porque, do ponto de vista da série, o Cavaleiro de Ouro representa muitas coisas, mas também a preferência do jogador; do ponto de vista da propriedade intelectual, o esplendor e o valor do ouro têm um apelo natural a todos"
Por esse motivo, quase todas as ações promocionais são centradas nos Cavaleiros de Ouro, como por exemplo, as utilizadas nas estações de metrô da linha Yamanote, em Tóquio.
Além de conseguir chamar a atenção os fãs antigos, a Wanda Cinemas Games também tentou furar a bolha para atrair “jogadores que tenham um conhecimento básico de Saint Seiya”.
Com esse intuito, depois de pesquisar dezenas de artistas, a Wanda Cinemas Games contratou Hidetaka Kano, um comediante, não apenas porque a influência social dos comediantes japoneses é extremamente forte, o que é muito adequado para furar a bolha, mas também porque que a base de fãs de Hidetaka Kano tem um alto grau de sobreposição com a base de fãs de Saint Seiya, além do fato de que ele tembém é um streamer de jogos popular no Japão, chegando a ganhar o prêmio GAME STREAMER AWARD 2021, o que facilita na hora de criar propagandas sobre jogos.
O foco nos jogadores mais velhos
No passado, a Wanda Cinemas Games também produziu jogos de propriedades intelectuais voltadss para jovens, mas descobriu que essas obras apresentam fraquezas fatais quando são adaptadas em jogos: primeiro, os jogadores não estão suficientemente engajados e não possuem muito dinheiro para gastar em microtransações. Em segundo lugar, as obras mais novas têm muitas vezes visões do mundo incompletas, carecem de sistemas claros de combate, económico, político, militar, monetário, racial, biológico e outros. Estas características significam que este tipo de propriedade intelectual pode atrair muito jogadores no curto prazo devido à sua arte e aparência, mas como não possui profundidade não durará muito. Segundo Zhang Yu:
“Por outro lado, a propriedade intelectual clássica tem uma ampla base de fãs que geralmente tem dinheiro para gastar, mas tem menos tempo para jogar, então há um falta de um jogo personalizado para estes fãs. Muitos jogadores nascidos nas décadas de 80 e 90, ou com mais de 30 anos, têm um grande interesse nos jogos que jogaram, nos filmes e animações que assistiram, mas a maioria dessas demandas não é atendida atualmente. Especialmente nos mercados chinês e japonês, essa base de jogadores, bem como a propriedade intelectual correspondente, estão amplamente disponíveis."
A lacuna de mercado criada por esses fenômenos pode, em vez disso, criar oportunidades para empresas de médio porte. Com base nesses julgamentos, Zhang Yu planejou uma estratégia central para a Wanda Cinema Games: reinventar propriedades intelectuais clássicas no mercado global.
O que é “reinventar” uma propriedade intelectual clássica? Ou seja, como mencionado acima, quando a maioria dos fabricantes ignorar obras antigas, tente aproveitar a essência da propriedade intelectual clássica e servir aos fãs antigos. Com base nesta estratégia, a Wanda Cinemas Games está licenciando diversas obras clássicas, incluindo muitas obras de renome mundial. Espera-se que eles lancem de 1 a 2 novos produtos ainda este ano.
Fonte: Zaker
Saint Seiya: Legend of Justice (Saint Seiya: Lendas da Justiça no Brasil) é um jogo mobile de Idle RPG produzido pela Wanda Cinema Game através de sua subsidiária HOOLAI GAME LIMITED.
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