No dia 18 de março de 2025, Shinichiro Inoue, editor e produtor de anime japonês, lançou sua autobiografia. Intitulado O Diabo da Mixagem de Mídia: A História da Cultura Otaku de Shinichiro Inoue, o livro é focado nas memórias de um autor que há muito tempo se envolve com a subcultura otaku, como animes e mangás, principalmente por trabalhoes em revistas e livros, e que também atuou como executivo na empresa Kadokawa.
No sétimo capítulo do livro, o autor relembra histórias da revista Monthly Shonen Ace, da editora Kadokawa, na qual ele era o editor-chefe. Abaixo destaco os trechos em que ele conta um pouco dos bastidores das produções do mangá e do anime da série B't X de Masami Kurumada, que foi publicado na revista entre os anos de 1994 e 2000.
- Segundo Inoue, o lançamento da Shonen Ace, a primeira revista shonen da editora Kadokawa, foi impulsionada por Masami Kurumada. Kurumada era um dos principais artistas da "Weekly Shonen Jump", conhecido por sucessos como "Ring ni Kakero" e "Saint Seiya". Na época, ele havia se distanciado do departamento editorial da "Jump", e a Kadokawa conseguiu contatá-lo.
- O autor do livro já tinha uma relação com Kurumada por anos antes ter trabalhado numa exposição de arte do mangá Ring ni Kakero;
- Ele lembra que um encontro com Kurumada em fevereiro de 1994, o mangaká disse “A Jump, o epítome dos mangás shonen mainstream, e a Kadokawa, a editora voltada para os otakus, unindo forças. Esta é a Aliança Satsuma-Choshu!”
- Foi decidido pelos editores da revista que as 2 primeiras revistas dariam grande desta para B't X


- O plano da Kadokawa, na época, era adaptar suas obras para anime para alavancar as vendas da revista. O trabalho de animação de B't X começou no ano seguinte ao seu lançamento, em 1995. Em 7 de agosto, houve uma reunião com a agência sobre o horário de transmissão da emissora de TV. Apenas três dias depois, no dia 10, os storyboards do primeiro episódio já estavam concluídos. O objetivo era que o anime estreasse na TV até outubro de 1996.
- Inoue conta que estavam competindo com outras revistas pela sobrevivência e, acima de tudo, apressando a adaptação para anime para colocar a revista nos trilhos, e que foi uma grande ajuda o fato de Masami Kurumada também entregar seus manuscritos em um ritmo notavelmente alto todos os meses.
Fonte: O Diabo da Mixagem de Mídia: A História da Cultura Otaku de Shinichiro Inoue
Nenhum comentário:
Postar um comentário