9 de mai. de 2020

A Guerra dos jogos mobile de Saint Seiya #02 - A queda

Continuando a série de artigos mensais sobre o desempenho dos jogos mobile de Saint Seiya e nesse serão analisados os resultados do mês de abril. Em comparação ao mês de março nota-se que todos os jogos tiveram um desempenho pior, seja em número de downloads ou em faturamento.

Saint Seiya: Galaxy Spirits

O número de downloads continua abaixo dos 5.000 e a arrecadação diminuiu em US$ 10.000,00 em comparação ao mês de março.


Como dito no artigo anterior, tudo indica que o jogo esteja próximo do encerramento, em breve chegará ao ponto que a arrecadação mensal não compensará o valor gasto com os servidores. Ironicamente o Saint Seiya: Rebirth, a versão original do jogo, continua firme e forte na China e atualmente está comemorando o seu quarto aniversário.


Saint Seiya Awakening: Knights of the Zodiac

A arrecadação continua na casa dos US$ 3 mi, mas o número de downloads teve uma queda brusca, cerca de 200.000 a menos.


A queda no número de downloads indica que a quantidade de usuários esteja próximo do total, mas os produtores de Saint Seiya Awakening já estão se mexendo para conseguir novos jogadores e que antigos jogadores retornem.


Tudo indica que em breve serão adicionados personagens do mangá Saint Seiya: Next Dimension e provavelmente o impacto será grande, pois será a primeira vez que poderá ser visto esse material animado.


Saint Seiya: Shining Soldiers

Entre os jogos analisados Shining Soldiers foi o que teve a maior queda, tanto em downloads quanto em arrecadação.


Algo que pode ter contribuído para queda brusca de downloads e arrecadação no mês de abril é a falta conteúdos exclusivos que diferencie o jogo dos seus concorrentes. Até agora todos os personagens e skins apresentados já apareceram em outros jogos. O gameplay é outro fator que atrapalha, não é profundo e nem engajante o suficiente, o que pode estar afastando jogadores após alguma horas.

Saint Seiya: Zodiac Brave

Parece que a inclusão de personagens de Lost Canvas não foi o suficiente para atrair novos jogadores.


A arrecadação na casa dos US$ 100.00,00 indica que a base de usurários continua fiel, mas a queda no número de downloads também indica que a participação de Lost Canvas não teve o impacto esperado. Talvez os personagens escolhidos primeiramente não sejam os preferidos dos fãs e que os próximos possam agradar mais.

Lembrando que os resultados são aproximados, não foram considerados a arrecadação no sistema operacional iOS, nem versões específicas lançadas no Sudeste Asiático.


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