Essa é a estreia de uma nova série de artigos do blog que acompanhará mensalmente o desempenho dos jogos mobile da franquia Saint Seiya, que recentemente têm alcançado números expressivos no Ocidente, principalmente na Europa e na América Latina.
Serão usados dados do Sensor Tower e será mais focado no sistema operacional Android, pois é o sistema que é utilizado por 90% dos jogadores. Por enquanto serão analisados 4 jogos: Saint Seiya: Galaxy Spirits, Saint Seiya: Awakening, Saint Seiya: Shining Soldiers e Saint Seiya: Zodiac Brave, que são atualmente os jogos mais populares. Caso surja algum novo jogo ele será incluído nos próximos artigos.
Saint Seiya: Galaxy Spirits
Começando pela primeira vítima de 2020, recentemente o jogo teve seu serviço encerrado no Japão, mais precisamente no dia 5 de março. O jogo que foi produzido pela DeNA Hong Kong ainda está ativo em alguns países do sudeste asiático. Galaxy Spirits nunca foi lançado oficialmente no Brasil, sendo possível acessar apenas via APK.
Vamos aos resultados do mês de março:
Como pode ser visto na imagem em março o jogo teve menos de 5.000 downloads e uma arrecadação com microtransações de U$ 30.000,00, números baixos que indicam que está no fim do ciclo de vida, o que é um movimento normal para um jogo que chegou no mercado chinês em 2016 e em outros países a partir de 2018.
Saint Seiya Awakening: Knights of the Zodiac
Agora vamos falar do líder, o jogo que chegou em 2019 no Ocidente e acabou com a concorrência (e que alguns ousam dizer que é o melhor jogo de Saint Seiya já feito). O jogo foi produzido pela Tencent para o mercado chinês e distribuído pela YOOZO Games no mercado externo, que rebatizou primeiramente para Saint Seiya: Awakening quando lançou no Sudeste Asiático e para Saint Seiya Awakening: Knights of the Zodiac quando foi lançado no Ocidente.
Resultados de março:
Mesmo após 6 meses do seu lançamento no Ocidente o jogo continua angariando novos jogadores, os números são impressionantes, só em março foram 400.000 novos downloads e a arrecadação com microtransação ficou na casa dos U$ 3.000.000,00. Vários fatores influenciaram para o sucesso do jogo, entre eles estão: a qualidade dos gráficos (que são incríveis para um jogo mobile), a jogabilidade, o respeito com o mangá clássico, o uso da trilha sonora do anime clássico, a diversidade de conteúdo, a localização para diversos países (até o tutorial inicial é dublado em português brasileiro), as mecânicas de vício e até propagandas bizarras.
A surpresa com a popularidade do jogo na América Latina (principalmente no Brasil) foi tão grande que resultou na mudança de abordagem das Empresas Chinesas em relação ao Continente, tanto que após o sucesso de Awakening vários outros jogos foram lançados com localização no Brasil e em outros países latinos, principalmente jogos baseados em animes e mangás.
Com o Awakening tão a frente dos outros jogos o título da matéria não parece fazer muito sentido, está mais para um massacre do que uma guerra.
A afirmação acima está correta em partes, pois apesar da dominância do jogo chinês a Bandai Namco está tentando abocanhar parte deste mercado. Abaixo será mostrado o que a empresa japonesa está fazendo para contra-atacar.
Saint Seiya: Shining Soldiers
O principal postulante ao trono do Awakening foi anunciado em 2019, mas só teve seu lançamento oficial em fevereiro de 2020. Ao contrário dos seus concorrentes, Shining Soldiers foi lançado simultaneamente em diversos países, com tradução para 6 idiomas (incluindo português brasileiro). A estratégia foi bem sucedida, fazendo que mais de 300.000 pessoas fizessem o pré-registro.
Resultados de março:
Os números são muito bons, mas não impressionam se comparados com os milhões dos primeiros meses do Awakening, porém temos que levar em conta que o jogo da Tencent era bem mais completo quando chegou por aqui, sem contar o investimento muito maior em marketing.
Apesar de o jogo parecer "vazio" se comparado aos concorrentes, ele tem muito espaço para crescer nos próximos, principalmente porque tem como base o jogo para console e pc Saint Seiya: Soldiers Soul, podendo utilizar com mais facilidade os modelos dos personagens, entre eles os personagens do anime clássico e os Cavaleiros de Ouro com Armaduras Divinas.
Saint Seiya: Zodiac Brave
Renomeado como Saint Seiya: Cosmo Fantasy fora do Japão, parecia que já estava fora dos planos da Bandai Namco com a chegada do Shining Soldiers, mas uma reviravolta nas últimas semanas mostrou que o jogo tem muito tempo de vida ainda. No dia 1º de abril foi anunciado que o spin-off Saint Seiya: The Lost Canvas seria adicionado ao jogo, surpreendendo à todos.
Resultados de março:
O número de downloads foi modesto em março, apenas 20.000, mas o faturamento foi o mesmo do Shining Soldiers, cerca de U$ 100.00,00, muito devido a base de jogadores ser maior e mais fidelizada. O impacto da inclusão de Lost Canvas só poderá ser notada na primeira quinzena de maio, quando serão mostrados os resultados consolidados, mas espera-se que o resultado seja expressivo, já que até Editora Akita Shoten e a TMS Entertainment participaram na divulgação da participação de Lost Canvas no jogo.
Lembrando que os resultados são aproximados, não foram considerados a arrecadação no sistema operacional iOS, nem versões específicas lançadas no Sudeste Asiático.
Follow @CavaleirosB
Conheça nossas páginas no Facebook
Acompanhe o Podcast Bronzoseinto, o Podcast do blog Cavaleiros de Bronze.
Nenhum comentário:
Postar um comentário