22 de fev. de 2021

O quê esperar da hq de Saint Seiya da Editora Kana?

No último fim de semana fomos surpreendidos pelo anúncio que em 2022 a Editora Kana lançará uma hq original e oficial de Saint Seiya produzida pela dupla  Jérôme Alquié e Arnaud Dollen para o mercado francês. Logo após o anúncio surgiram as primeiras dúvidas de como seria conduzido este novo projeto (história, arte, modo de publicação). O histórico de Alquié e da Editora trabalhando com propriedades intelectuais japonesas pode nos dar algumas pistas de como será o resultado final deste trabalho.


Saint Seiya - Editora Kana - Jerome Alquie

Ontem (21), Alquié deu os primeiros detalhes do projeto num post no facebook. Ele comentou que estava afastado das redes sociais porque estava ocupado trabalhando na hq de Saint Seiya, tanto no roteiro em parceria com Arnaud Dollen, quanto no trabalho de storyboard e finalização dos quadros. Segundo o desenhista, todas estas etapas precisam da aprovação do mangaká Masami Kurumada. Também disse que o primeiro volume deve chegar em 2022, dando a entender que não ficará restrito a apenas um álbum.

Classics

Saint Seiya não foi a primeira adaptação de uma obra japonesa pela Editora Kana. Em 2019 a Editora Francesa inaugurou o selo Classics. A ideia do Selo é reunir criações baseadas em licenças emblemáticas de mangás e/ ou animes, com o intuito de homenagear os ilustres autores do gênero e apresentar suas obras para uma nova geração de fãs, tendo como conceito uma adaptação respeitosa e leal à obra original.

Editora Kana - Classics

Uma hq spin-off de Captain Harlock começou a ser publicada em 2019 e uma hq spin-off de Grendizer está prevista para ser lançada em 2021. 

CAPITAIN ALBATOR – MÉMOIRES DE L’ARCADIA

Mémories de L’Arcadia foi o primeiro spin-off do Selo Classics. A hq possui 3 volumes encadernados, sendo os dois primeiros lançados em 2019 e o último volume em 2020

Captain Albatore - Mémories de L' Arcadia

A adaptação do clássico mangá Captain Harlock também foi feita por Jérôme Alquié em estreita colaboração com o mangaká Leiji Matsumoto, criador de Harlock. A Editora Kana destaca muito a paixão de Alquié e o trabalho de supervisão de Matsumoto.

Leiji Matsumoto - Editora Kana

Os álbuns em capa dura possuem em média 56 páginas, todas coloridas.

A versão digital da hq foi lançada no Japão pela Editora Akita Shoten no site da Manga Cross.  

Captain Harlock - Manga Cross - Akita Shoten

Goldorak 

Uma hq spin-off do mangá e anime Grendizer (também conhecido como Goldrake ou Goldorak na França e em outros países da Europa) de Go Nagai está prevista para ser lançada em outubro de 2021. Com o título de Goldorak, a história do spin-off se passa após o último episódio do anime clássico. 

Goldorak Teaser


Segundo a Editora Kana “ a criação deste álbum é feita com o maior respeito pela série original, e é com prazer que trabalhamos com o próprio Go Nagai para avançar no cenário e nos storyboards”.

Goldorak - Go Nagai - Supervisão

No projeto encontramos uma equipe de 5 entusiastas das obras de Go Nagai: Denis Bajram e Xavier Dorison trabalhando no roteiro, Brice Cossu e Alexis Sentenac  nas ilustrações e Yoann Guillo na colorização.

Segundo Xavier Dorison “a ideia não é fazer exatamente uma cópia ou algo que se pareça com o desenho animado. Nosso objetivo comum é dar a Grendizer o nosso olhar, como o víamos, nós que o amávamos quando éramos jovens, e como o vemos hoje enquanto o homenageamos”.

O álbum terá 180 páginas (sendo 50 páginas de material extra sobre Grendizer) e custará 24,90 Euros.

Vendo estes trabalhos anteriores da Editora e sabendo da paixão de Alquié pela série já dá pra ter uma ideia do que podemos esperar desta hq de Saint Seiya. Podemos contar com uma forte supervisão de Masami Kurumada ou pelo menos da equipe da Kurumada Productions, muito por conta da filosofia da Editora Francesa. 

A hq provavelmente será um produto de luxo, com capa dura, páginas coloridas e com farto material extra, e também que não ficará limitada a poucos volumes devido a força que série ainda tem na França. Nos resta aguardar o lançamento e torcer para que não demore a chegar no Brasil.

Fontes de pesquisa: Zoo Le Mag, Editora Kana, afNews, BDGEST', rtbf

Kana é uma editora francesa afiliada à Les Éditions Dargaud. A Kana foi fundada em 1996 por Yves Schlirf. A empresa publica mangás em francês e costumava publicar em holandês.


Agora estamos no Twitter

Conheça nossas páginas no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário