No último fim de semana fomos surpreendidos pelo anúncio que em 2022 a Editora Kana lançará uma hq original e oficial de Saint Seiya produzida pela dupla Jérôme Alquié e Arnaud Dollen para o mercado francês. Logo após o anúncio surgiram as primeiras dúvidas de como seria conduzido este novo projeto (história, arte, modo de publicação). O histórico de Alquié e da Editora trabalhando com propriedades intelectuais japonesas pode nos dar algumas pistas de como será o resultado final deste trabalho.
Classics
Saint Seiya não foi a primeira adaptação de uma obra japonesa pela Editora Kana. Em 2019 a Editora Francesa inaugurou o selo Classics. A ideia do Selo é reunir criações baseadas em licenças emblemáticas de mangás e/ ou animes, com o intuito de homenagear os ilustres autores do gênero e apresentar suas obras para uma nova geração de fãs, tendo como conceito uma adaptação respeitosa e leal à obra original.
CAPITAIN ALBATOR – MÉMOIRES DE L’ARCADIA
Mémories de L’Arcadia foi o primeiro spin-off do Selo Classics. A hq possui 3 volumes encadernados, sendo os dois primeiros lançados em 2019 e o último volume em 2020.
A adaptação do clássico mangá Captain Harlock também foi feita por Jérôme Alquié em estreita colaboração com o mangaká Leiji Matsumoto, criador de Harlock. A Editora Kana destaca muito a paixão de Alquié e o trabalho de supervisão de Matsumoto.
Os álbuns em capa dura possuem em média 56 páginas, todas coloridas.
A versão digital da hq foi lançada no Japão pela Editora Akita Shoten no site da Manga Cross.
Goldorak
Uma hq spin-off do mangá e anime Grendizer (também conhecido como Goldrake ou Goldorak na França e em outros países da Europa) de Go Nagai está prevista para ser lançada em outubro de 2021. Com o título de Goldorak, a história do spin-off se passa após o último episódio do anime clássico.
Segundo a Editora Kana “ a criação deste álbum é feita com o maior respeito pela série original, e é com prazer que trabalhamos com o próprio Go Nagai para avançar no cenário e nos storyboards”.
No projeto encontramos uma equipe de 5 entusiastas das obras de Go Nagai: Denis Bajram e Xavier Dorison trabalhando no roteiro, Brice Cossu e Alexis Sentenac nas ilustrações e Yoann Guillo na colorização.
Segundo Xavier Dorison “a ideia não é fazer exatamente uma cópia ou algo que se pareça com o desenho animado. Nosso objetivo comum é dar a Grendizer o nosso olhar, como o víamos, nós que o amávamos quando éramos jovens, e como o vemos hoje enquanto o homenageamos”.
O álbum terá 180 páginas (sendo 50 páginas de material extra sobre Grendizer) e custará 24,90 Euros.
Vendo estes trabalhos anteriores da Editora e sabendo da paixão de Alquié pela série já dá pra ter uma ideia do que podemos esperar desta hq de Saint Seiya. Podemos contar com uma forte supervisão de Masami Kurumada ou pelo menos da equipe da Kurumada Productions, muito por conta da filosofia da Editora Francesa.
A hq provavelmente será um produto de luxo, com capa dura, páginas coloridas e com farto material extra, e também que não ficará limitada a poucos volumes devido a força que série ainda tem na França. Nos resta aguardar o lançamento e torcer para que não demore a chegar no Brasil.
Fontes de pesquisa: Zoo Le Mag, Editora Kana, afNews, BDGEST', rtbf
Nenhum comentário:
Postar um comentário